CMDI de Criciúma realiza primeira reunião de 2018

Encontro serviu para discutir ações e formar novas comissões
Fotos: Émerson Justo Texto: Émerson Justo

Os integrantes do Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) de Criciúma se reuniram pela primeira vez em 2018 nesta quarta-feira (28) na sala de reuniões da Coordenação dos Conselhos, no Paço Municipal Marcos Rovaris. O encontro serviu para formar as novas comissões e discutir o planejamento das ações que serão realizadas pelo conselho ao longo do ano.

De acordo com a presidente do CMDI de Criciúma, Andréia Bertoncini Pereira, a primeira comissão formada foi para preparar o plano de ações do conselho para 2018. Também foi formada a comissão para organizar a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Nós temos até março de 2019 para realizarmos esta etapa municipal. Porém, pretendemos fazer a ação até novembro deste ano. A comissão já foi montada para elaborar os passos do evento. Ao longo do ano, ainda vamos realizar pré-conferências com os idosos para saber os assuntos que serão debatidos no dia da conferência”, relata.

Questões relacionadas à lei das parcerias público-privado também estiveram em pauta na reunião. “O objetivo é captar recursos para projetos do conselho. Discutimos as informações técnicas da nova legislação”, conta Andréia. No encontro, ficou acordado que a comissão para elaborar as eleições de julho, para escolha da nova diretoria do CMDI, será formada no mês de maio.

O último assunto debatido no encontro foi sobre a ação multiprofissional interdisciplinar proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para fiscalizar as Instituições de Longa Permanência do Idoso (ILPI). O trabalho será realizado pelo CMDI, em conjunto com outros órgãos municipais, a fim de adequar essas organizações. Atualmente, existem sete ILPI em Criciúma.

CMDI

O CMDI de Criciúma é formado por 18 integrantes, sendo nove pessoas governamentais e nove não governamentais, que são ligadas a instituições com finalidades voltadas aos idosos e a defesa dos direitos dos idosos. “O trabalho do CMDI não é simplesmente receber denúncia e repassar para ser investigada. Nosso trabalho é bem mais amplo que isso, e esses encontros servem para analisarmos o que de fato vem sendo feito à sociedade. O planejamento de 2018 será realizado com base em nosso orçamento, por isso, é muito importante para nós a contribuição da população”, comenta Andréia.