CMDI realiza conferência e discute futuro da pessoa idosa

Um dos temas abordados na 5ª edição foi os desafios de envelhecer no momento atual
Fotos: Maria Henrique Leandro Texto: Maria Henrique Leandro

Com o tema ‘Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas’, o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) de Criciúma, realizou nesta quinta-feira (7) a 5ª edição da Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no auditório Ruy Hulse na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) das 8h às 17h.

A conferência teve a participação da equipe de governo de Criciúma, presidente do CMDI, Ângela Maria Silva, promotor de justiça, Dr. Luiz Fernando Góes Ulysséa, e representantes da Unesc e Conselho Estadual da Pessoa Idosa. Autoridades e participantes debateram sobre a importância da pessoa idosa na sociedade e medidas para favorecer o envelhecimento saudável.

“A nossa missão vai além de discutir políticas públicas para pessoas idosas. Sabemos que a população idosa cresce em um ritmo acelerado e, por isso, é necessário que a sociedade civil e os poderes públicos municipais, estaduais e federais trabalhem juntos na construção de mecanismos, leis e equipamentos capazes de atender as necessidades deste público que ocupa, ou deveria ocupar, o lugar de destaque pelos seus conhecimentos e serviços prestados”, afirmou Ângela, presidente do CMDI.

Durante o evento, foram abordados temas como os direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas, sob o olhar da saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura e lazer. Também foi levantada a questão da educação como forma de assegurar direitos e emancipação humana, bem como o enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e os conselhos de direitos e seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

 


CMDI - Conselho Municipal de Direitos do Idoso de Criciúma
Centro de Eventos José Ijair Conti
Endereço: Rua Giácomo Sônego Neto, 1335 - Santa Bárbara - Criciúma - SC
CEP: 88804-320
Fone: (48) 3431-0316 ou (48) 3431-0491
E-mail: cmdi@criciuma.sc.gov.br

Prefeitura Municipal de Criciúma
Diretoria de Tecnologia da Informação

Equipe Técnica:
  • Tiago Ferro Pavan - Diretor Executivo de TI
  • André Faria Ruaro - Analista de Sistemas
  • Fabio Valvassori Bitencourt - Programador de Computador
  • Alan Felipe Farias - Programador de Computador